"Hearts and thoughts they fade... fade away!"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O bom humor do sábio Suassuna

Imagina alguém bater na porta da sua casa e tentar de convencer que um determinado estilo de música é o melhor pra você! Pois é isso aconteceu. E com um dos maiores gênios da cultura brasileira. O dramaturgo, poeta, filósofo e poeta Ariano Suassuna.



Há um tempo vi esse vídeo no jacaré banguela - sempre quando quero dar umas risadas eu o revejo - e hoje descobri uma "edição" com o melhor do documentário Quaderna, exibido pela GNT (de onde foi tirada o vídeo da tentativa de conversão).Sempre achei que intelectuais fossem ranzizas, mas nesses vídeos Suassuna mostra que misruram bom humor e sabedoria e que se consegue uma forma melhor de se transmitir idéias, lições e opiniões.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O melhor da tv é a tv a cabo

Sinto saudades da tv a cabo. Gostava pra caramba de ver programas como esse.. Whose line is it anyway?. O programa, criado e apresentado por Drew Carey, se baseia em uma competição entre os humoristas. Cada esquete vale pontos que são aplicados de forma desordenada e duvidosa.

Nesse quadro Carey sugere que os humoristas façam um tipo de "programete" de vendas de coletâneas de cds sobre um determinado assunto sugerido pela platéia. Nesse caso a platéia escolheu ficção científica como tema das músicas da coletânea.



O mais engraçado é ver Collin, o de vermelho, dançando. Quem assiste asabe que o cara é meio desajeitado para essas coisas. Cara, como a tevê a cabo me faz falta!

Show caro pra carai...

As vendas para o show do cantor e, ótimo, compositor Bob Dylan começaram na sexta-feira passada. Os ingressos das apresentações, que serão realizadas no Via Funchal, vão de R$ 250 a R$ 900.

Essa é a terceira vez que Dylan toca em nosso país. Ele esteve por aqui em 1990 e em 1998. E esse show promete ser histórico, com certeza. Mas com preços como esses eu não me arrisco a comprar. É muito alto para o padrão do meu bolso!

O cantor já não tem mais a voz que teve nos anos 60, 70 e 80 (veja esse vídeo de Watching The River Flow e vão ver do quê estou falando!) , mas ele é o Bob Dylan o cara que marcou uma geração inteira e que ao longo do tempo influenciou e influencia outras gerações.

O quê caras como eu fazem nessas horas? Ah, eles relaxam e esperam trechos do show irem para o Youtube!


“Todo o carnaval tem seu fim...

... É o fim. É o fim!”. Aproveito essa frase de Marcelo Camelo para começar o meu post carnavalesco. Deixei para falar no último sobre o assunto e a minha relação com ele pois queria comentar sobre os campões do Rio e de São Paulo. Fui criado praticamente em escolas de samba na cidade de Santos. Sei que não se compara as de São Paulo, muito menos as do Rio, mas pra mim era um grande mundo colorido e de certa forma divertido - Aliás, quando se é criança qualquer coisa é! – Mas, freqüentar ensaios de escolas de samba e ver minhas tias e a minha mãe se preparando para o carnaval é algo que eu guardo até hoje na lembrança.

Mas daí o tempo vai passando, minhas tias e minha acabaram se afastando um pouco do carnaval e eu virei um “roqueiro”, melhor um “grunge fora de época” – odeio essa expressão, “grunge”. mas é o que pode definir um período da minha vida - e acabei cultivando uma certa aversão ao carnaval. Fiquei anos amaldiçoando o carnaval e tudo que provinha dele, mas com o passar do tempo vi que o carnaval é muito mais do que pura putaria. Entendi que o carnaval é uma grande festa cultural e que aqui no Brasil isso é levado, bastante, a sério.

Os carnavalescos fazem um grande trabalho de pesquisa histórica e acabam revelando dados, que muitos desconhecem, sobre cidades, pessoas, objetos, obras e etc. Teve até uma escola, aqui de Santos, que falou sobre a criação da roda no enredo e acabou fazendo uma ligação com o Chacrinha, por causa da roda que ele usava pendurada no pescoço e do bordão “roda, roda, roda e avisa...”. Achei muito “viajante” essa conexão, mas valeu pela referência.

Transformar essa pesquisa toda em carros alegóricos, fantasias e sambas é um grande e intrigante desafio, mas superado com muita criatividade pelos intrigantes das escolas. Mas tem um problema, que eu até acho engraçado, quem está lá no sambódromo acompanhando o desfile muitas vezes não entende que aquele carro gigantesco com duas serpentes significa a lenda da mulher que ficou grávida de uma sucuri e pariu duas cobras gêmeas gigantescas.

Quem assiste em casa é beneficiado com as explicações das transmissões televisas. Agora você deve querer me perguntar: “Mas existe reprise? Quem viu no local pode pegar as explicações do desfile no dia seguinte”. Mas eu afirmo e respondo: “Quem tem paciência pra assistir as reprises que são acompanhadas por comentários muito ‘bem feitos’ e de piadas sem graça que são feitas todo ano? Isso pra mim é pior do uma Maratona de Big Brother. Mas como já existe essa tal maratona, que se chama pay-per-view, e ainda existem pessoas que pagam e assistem todos os minutos comprados, eu não duvido!”

Eu não prestei muita atenção nos desfiles esse ano ▬ na verdade queria estar em Recife acompanhando o festival Rec-beat ou no carnaval de rua de Ouro preto ▬ mas li muito e vi alguns documentários. Entre eles um ótimo sobre a história do carnaval e do samba de São Paulo, que passou no programa Doc-tv da Tv Cultura.

Eu ainda continuo não gostando muito do carnaval das “siliconadas”, das cirurgias plásticas exageradas e desnecessárias e das celebridades que vão à camarotes e craim algum caso para ”aparecer”. Mas valorizo o carnaval do pessoal do barracão, que passo o ano todo tendo idéias, aprecio o carnaval cheio de cultura e de tradições ▬ como é o caso do carnaval de São João da Boa Vista ▬ e gosto da festa feita por aquele gari que limpa a passarela e ainda mostra seus passos em frente aquela maré de gente nas arquibancadas da sapucaí. Mas ainda prefiro pular meu carnaval no “bloco do eu sozinho”!



Ps: Parabéns Beija-Flor pela vitória no Rio e parabéns Vai-vai pela vitória em São Paulo. Vitória que merece citação honrosa pela bela escolha de enredo da escola. Educação e perspectiva de futuro podem mudar a trajetória de várias vidas!

E pela centésima vez escutamos coisas como: “A festa não tem hora para acabar!”. E perguntas do tipo: “Como você se sente?”. Esperando ansioso pelo carnaval 2009!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Privacidade pública coletiva

Quando fiz esse blog resolvi batizá-lo com uma teoria, uma paranóia, que por parte foi criada por mim. Analisando a existência de sites que criam uma certa rede social como: orkut, fotologs, blogs, myspace e etc, percebi que todos nós fazemos parte de uma privacidade pública coletiva. Idéia louca, né? Mas eu explico.

Ao criar perfis em sites de relacionamentos ou simplesmente blogs, estamos revelando um pouco de nós para todos e para quem interessar. Amigos, conhecidos, aquele pessoa que você só cumprimenta quando a encontra na rua, enfim. Todos acabam sabendo um pouco sobre você e formulando opiniões sobre você. Nesses sites acabamos dividindo o ideologias, revelações, histórias e meras besteiras com milhares de pessoas que também estão ali, exibindo, também, sua privacidade e ideologia.


Não acho que isso seja um mal, mas temos que entender que pessoas são muito mais do que páginas no orkut, fotos postadas no fotolog.... Enfim, nós só conhecemos bem as pessoas no dia-a-dia e durante bela conversa. Mesmo assim não as conseguimos conhecer totalmente. Ninguém é tão limitado que possa ser conhecido por meio de um perfil na internet!


Acho esse rede pública coletiva uma ótimo lugara para conhecer novas idéias, culturas e informações. Este é o espaço de privacidade coletiva que criei justamente por issso. Para liberar minhas idéias, besteiras, devaneios... o meu fluxo de pensamento constante e contínuo. E venha o que vier. Afinal estou começando a explorar uma nova fase.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Há espera, há esperança

Maldita fila de espera. Tanta coisa pra fazer e eu aqui perdendo tempo, esperando. Ah, esperar é preciso? Espere só um minuto, sua ligação é muito importante diz a mensagem eletrônica de uma empresa.

Espero não perder mais tempo com essas coisas... Opa, falei em espera de novo. Olhando bem, sempre existe a espera. Eu espero, ele espera, tu esperas... a esperança. sempre há esperança e nela sempre há a espera.

Na vida sempre existe a espera. as pessoas que esperam o semáforo abrir, a fila de espera da sessão do cinema, a sala de espera do médico e a mulher que espera uma criança durante nove meses e tem esperanças na vida que vai gerar.

A vida é aquilo que você faz, a vida é feita pelo seus sonhos. A vida é feita de esperanças.
Você está sempre esperando por algo ou por alguém. Especiais, talvez sim ou talvez não. Você espera o que importa pra você.

O que eu espero? Eu espero como você espera um disco voador. Eu espero... Ah, felicidade, paz... Eu espero achar o meu caminho, eu espero... Saber quem eu sou!




para o primeiro post escolhi um texto que fiz no ano passado para um trabalho de faculdade. já que o ano está começando nada melhor do que falar de espera e esperença!