"Hearts and thoughts they fade... fade away!"

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

“Todo o carnaval tem seu fim...

... É o fim. É o fim!”. Aproveito essa frase de Marcelo Camelo para começar o meu post carnavalesco. Deixei para falar no último sobre o assunto e a minha relação com ele pois queria comentar sobre os campões do Rio e de São Paulo. Fui criado praticamente em escolas de samba na cidade de Santos. Sei que não se compara as de São Paulo, muito menos as do Rio, mas pra mim era um grande mundo colorido e de certa forma divertido - Aliás, quando se é criança qualquer coisa é! – Mas, freqüentar ensaios de escolas de samba e ver minhas tias e a minha mãe se preparando para o carnaval é algo que eu guardo até hoje na lembrança.

Mas daí o tempo vai passando, minhas tias e minha acabaram se afastando um pouco do carnaval e eu virei um “roqueiro”, melhor um “grunge fora de época” – odeio essa expressão, “grunge”. mas é o que pode definir um período da minha vida - e acabei cultivando uma certa aversão ao carnaval. Fiquei anos amaldiçoando o carnaval e tudo que provinha dele, mas com o passar do tempo vi que o carnaval é muito mais do que pura putaria. Entendi que o carnaval é uma grande festa cultural e que aqui no Brasil isso é levado, bastante, a sério.

Os carnavalescos fazem um grande trabalho de pesquisa histórica e acabam revelando dados, que muitos desconhecem, sobre cidades, pessoas, objetos, obras e etc. Teve até uma escola, aqui de Santos, que falou sobre a criação da roda no enredo e acabou fazendo uma ligação com o Chacrinha, por causa da roda que ele usava pendurada no pescoço e do bordão “roda, roda, roda e avisa...”. Achei muito “viajante” essa conexão, mas valeu pela referência.

Transformar essa pesquisa toda em carros alegóricos, fantasias e sambas é um grande e intrigante desafio, mas superado com muita criatividade pelos intrigantes das escolas. Mas tem um problema, que eu até acho engraçado, quem está lá no sambódromo acompanhando o desfile muitas vezes não entende que aquele carro gigantesco com duas serpentes significa a lenda da mulher que ficou grávida de uma sucuri e pariu duas cobras gêmeas gigantescas.

Quem assiste em casa é beneficiado com as explicações das transmissões televisas. Agora você deve querer me perguntar: “Mas existe reprise? Quem viu no local pode pegar as explicações do desfile no dia seguinte”. Mas eu afirmo e respondo: “Quem tem paciência pra assistir as reprises que são acompanhadas por comentários muito ‘bem feitos’ e de piadas sem graça que são feitas todo ano? Isso pra mim é pior do uma Maratona de Big Brother. Mas como já existe essa tal maratona, que se chama pay-per-view, e ainda existem pessoas que pagam e assistem todos os minutos comprados, eu não duvido!”

Eu não prestei muita atenção nos desfiles esse ano ▬ na verdade queria estar em Recife acompanhando o festival Rec-beat ou no carnaval de rua de Ouro preto ▬ mas li muito e vi alguns documentários. Entre eles um ótimo sobre a história do carnaval e do samba de São Paulo, que passou no programa Doc-tv da Tv Cultura.

Eu ainda continuo não gostando muito do carnaval das “siliconadas”, das cirurgias plásticas exageradas e desnecessárias e das celebridades que vão à camarotes e craim algum caso para ”aparecer”. Mas valorizo o carnaval do pessoal do barracão, que passo o ano todo tendo idéias, aprecio o carnaval cheio de cultura e de tradições ▬ como é o caso do carnaval de São João da Boa Vista ▬ e gosto da festa feita por aquele gari que limpa a passarela e ainda mostra seus passos em frente aquela maré de gente nas arquibancadas da sapucaí. Mas ainda prefiro pular meu carnaval no “bloco do eu sozinho”!



Ps: Parabéns Beija-Flor pela vitória no Rio e parabéns Vai-vai pela vitória em São Paulo. Vitória que merece citação honrosa pela bela escolha de enredo da escola. Educação e perspectiva de futuro podem mudar a trajetória de várias vidas!

E pela centésima vez escutamos coisas como: “A festa não tem hora para acabar!”. E perguntas do tipo: “Como você se sente?”. Esperando ansioso pelo carnaval 2009!

2 comentários:

Unknown disse...

!!!!ODEIO CARNAVAL!!!!

Mas....AMEI o que você escreveu...

Beijos...

Cleyton Perez disse...

Uia que menino carnavalesco!rs nao sabia que xaqualhava pandeiro quando eras pequeno rs, então não esqueça desse PS deve incluir a X9 de santos campeã eh rs , mas eu li a parte do carnaval de ouro preto realmente minha amiga ta lá falam que é fudido ! ano que vem vamo? rs fikamos em uma república de estudantes demoro rs

abraco !